Atualmente, a Medicina Tradicional Chinesa tem uma elevada procura devido aos seus efeitos positivos em diferentes Esferas de Ação. São várias as doenças onde a MTC tem excelentes resultados e vários estudos também já o demonstram.
A Medicina Tradicional Chinesa promove a Homeostasia natural do organismo e para isso é possível, numa consulta, recorrer a vários métodos de tratamento.
A Acupuntura é a técnica mais conhecida da Medicina Tradicional Chinesa, sendo, hoje em dia, recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para várias doenças.
Tanto para tratamento como para diagnóstico, este método aplica-se em pontos bem determinados dos meridianos (canais de circulação da força vital), que estão relacionados com as diferentes partes do corpo.
O livre fluir da vitalidade nos meridianos representa o estado de saúde e harmonia, e, por oposição, sempre que existem perturbações nesta circulação, ocorrem desequilíbrios que se manifestam sob a forma de patologias.
A massagem Tui Na é uma das vertentes terapêuticas da MTC, e consiste num conjunto de técnicas manuais com vista ao restabelecimento e equilíbrio energético dos órgãos e funções orgânicas.
Distingue-se de qualquer massagem comum de relaxamento visto que só é executada após o diagnóstico individual e por ser aplicada em pontos no corpo com funções especificas.
Atua na promoção de saúde, prevenindo diversas patologias e fomentando o bem estar físico, emocional e psicológico.
É também uma excelente estratégia quando aplicada no tratamento de várias afeções, aliviando afeções músculo-esqueléticas, respiratórias, gastrointestinais, nervosas, urinárias, entre outras.
Potencía o relaxamento e alivia a tensão e rigidez muscular, prevenindo lesões ou acelerando a recuperação, por exemplo, de uma prova desportiva.
É frequente a prescrição de plantas (ou fórmulas compostas por plantas) como complemento aos tratamentos na Medicina Chinesa.
O objetivo é tratar ou prevenir doenças, sejam elas internas ou externas e tendo também a vantagem de prolongar e promover o efeito terapêutico pretendido, uma vez que são tomadas diariamente pelo paciente até à próxima consulta ou até se atingir o efeito desejado.
O uso das plantas e das suas propriedades terapêuticas é uma prática milenar e comprovada.
Em algumas patologias, a fitoterapia pode ser tomada em articulação com a medicação alopática (convencional), noutras poderá ser usada como tratamento de primeira linha.
Antigamente, o uso das plantas era a base dos remédios para grande parte dos problemas de saúde.
A Fitoterapia permite o tratamento de desequilíbrios no organismo e reforça o funcionamento sistema imunitário.
Na Medicina Tradicional Chinesa é reconhecida a importância da Alimentação na manutenção e promoção da Saúde.
O que comemos tem um papel fundamental no funcionamento e regulação de todos os aspetos orgânicos, e até mentais e emocionais do nosso corpo.
“Faz do alimento o teu remédio e do teu remédio o teu alimento” – referiu Hipócrates, o pai da medicina convencional.
É uma intervenção terapêutica de excelência na MTC para tratamento, mas principalmente como prevenção e manutenção da saúde e longevidade. Desta forma, o especialista consegue adaptar a alimentação do paciente ao que melhor promove a sua saúde, de acordo com o seu diagnóstico.
O aconselhamento dietético contempla a avaliação da alimentação em vigor, a sua modificação/alteração (caso seja necessário) e a complementação com outros alimentos fundamentais ao processo de tratamento.
Especialista em Medicina Tradicional Chinesa (MTC), formado pela ESMTC e Diplomado pela Nanjing University of Traditional Chinese Medicine na China.
© 2024 Telmo Oliveira